O REDCap (Research Eletronic Data Capture) é uma plataforma digital que propicia a construção de instrumentos de aquisição, coleta, gerenciamento e disseminação de dados de pesquisas. Trata-se de um software livre, não necessitando de custos de aquisição ou de atualizações, podendo ser utilizado a partir do navegador web em um computador, tablet ou smartphone. Funciona em modo on-line e off-line e substitui a tradicional coleta de dados manual.
As atualizações são de responsabilidade do REDCap central, localizada na Vanderbilt University (EUA). O software é composto por ferramentas que permitem o uso intuitivo e colaborativo de dados de pesquisa, gestão dinâmica dos dados, backup centralizado, validação de informações em tempo real, importação e exportação de dados, construção de relatórios reprodutíveis e transferência de dados para softwares estatísticos.
O REDCap foi desenvolvido em 2004 por pesquisadores da Vanderbilt University, com suporte financeiro e manutenção do National Institute of Health (NIH). O suporte técnico-científico é pelo REDCap Consortium, que é constituído por mais de 4000 instituições estando presente em mais 140 países. Foi introduzido no Brasil em 2011, pela Faculdade de Medicina da USP. A REDCap Brasil (www.redcapbrasil.com.br) é a representante oficial do software no Brasil.
Na última década, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do NPD-UEM, instalou e mantém a plataforma REDCap atualizada. Em maio de 2023, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, por intermédio da Diretoria de Pesquisa, institucionalizou a gestão do REDCap-UEM, possibilitando o acesso à todos os seus docentes, graduandos e pós-graduandos.
Clique aqui para acessar o REDCap-UEM (endereço: https://redcap.uem.br/)
Contatos:
NPD responsável: Elias Carvalho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. )
PPG: Diretoria de Pesquisa(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. )