A Capacitação Docente e Técnica na UEM

A Divisão de Capacitação Institucional (CPT) tem como atribuições orientar, acompanhar e controlar os processos de pós-graduação de docentes e técnicos da carreira universitária em cursos stricto sensu e os estágios de pós-doutorado, no Brasil ou no exterior, com ou sem financiamento de agências de fomento.

A capacitação dos servidores, docentes e técnicos tem a finalidade de atualizar, desenvolver e formar recursos humanos qualificados em todas as áreas de atuação da Universidade, de forma a garantir um processo de melhoria no desempenho Institucional.

Além das atividades supracitadas a CPT também encaminha informações para diversos setores da instituição responsáveis pelo planejamento, recursos humanos, controle de pessoal, etc.

 

 

Procedimentos adotados após as medidas de restrição das atividades presenciais:

 

Considerando o Regulamento dos Planos Anuais de Capacitação Docente e Técnica da UEM;
 
Considerando que as solicitações de afastamento devem ser encaminhadas com o mínimo de 15 dias de antecedência em relação a data de início do afastamento;
 
Considerando a Resolução nº 61/2020-CAD, publicada em 17/7/2020, que autorizou "o afastamento de servidores agentes universitários e docentes da Universidade Estadual de Maringá que foram aprovados no Plano de Capacitação Técnica - PACT (Resolução n.º 193/2019-CAD) e Plano de Plano Capacitação Docente - PACD (Resolução n.º 192/2019-CAD), dentro do limite de vagas de cada unidade administrativa e autorização da chefia imediata, para cursar pós-graduação em nível stricto sensu, em programas de pós-graduação presenciais, reconhecidos pela Coordenação de Capacitação de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ainda que as atividades das instituições estejam sendo exercidas de forma remota, em virtude das medidas sanitárias impostas pelo Covid-19".
 
Considerando as medidas adotadas pela UEM quanto à restrição das atividades presenciais.
 
Informamos que os(as) servidores(as) classificados(as) no limite das vagas aprovadas no PACD e PACT, poderão encaminhar seus pedidos de afastamento à CPT no formato digitalizado (pdf). O interessado deverá preencher e assinar a primeira folha dos Formulários nº 1 ou nº 5 e colher a assinatura da chefia imediata. A coleta das informações acerca da participação em projetos e de possíveis pendências ainda é obrigatória, mas poderá ser realizada via e-mail, tendo em vista o disposto na Portaria nº 122/2020-GRE.
 
Caberá ao interessado solicitar aos responsáveis pelos órgãos/setores listados nos Formulários nº 1 e nº 5 as informações supracitadas. As mensagens (e-mails) encaminhadas pelos setores consultados deverão ser anexadas ao formulário de afastamento, do mesmo modo, os comprovantes de matrícula, Diplomas (frente/verso), Cartas de aceite, planos de atividade, etc, poderão ser anexados no formato PDF.
 
As solicitações de afastamento para a realização de cursos/estágios no exterior devem estar acompanhadas de uma cópia do seguro viagem, conforme instrução normativa do GRE. Para afastamentos superiores a 6 meses também é necessário a apresentação de uma Procuração. Estes documentos podem ser enviados no formato PDF.
 
Prezados(as), os afastamentos serão efetivados somente após a assinatura do Termo de Compromisso de Afastamento.

 

 

PACD e PACT 2022

 

 

RELATÓRIOS

 

FORMULÁRIOS (atualizados)

 

OBSERVAÇÃO:

OS DIPLOMAS EXPEDIDOS POR INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS DEVEM SER APRESENTADOS CONFORME A RESOLUÇÃO Nº 36/2016-CEP, JUNTAMENTE COM O COMPROVANTE DE REVALIDAÇÃO.
 
Entende-se por revalidação, no âmbito desta resolução, a declaração de equivalência dos graus, títulos e certificados de pós-graduação stricto sensu expedidos por instituições estrangeiras com aqueles expedidos pela UEM e, quando registrados, tem validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.
 
Vide o Artigo 17 da Resolução º 3/2016-CNE/CES que dispõe sobre as normas referentes à revalidação de diplomas de cursos de graduação e ao reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior (http://portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/34891-resolucoes-cne-ces-2016).


Informações sobre bolsas:

  • Fundação Araucária
  • CNPq      Informações sobre bolsas e auxílios
  • CAPES         Informações sobre bolsas e auxílios (exterior)

CONTATO:
TELEFONE: (44)3011-4501
FAX: (44)3011-4525
EMAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Links relacionados

 CNPq CAPES Fundação Araucária Lattes UEM UGF CPPG Periódicos CAPES Editora da UEM

Joomla templates by Joomlashine