A Capacitação Docente e Técnica na UEM

A Divisão de Capacitação Institucional (CPT) tem como atribuições orientar, acompanhar e controlar os processos de pós-graduação de docentes e técnicos da carreira universitária em cursos stricto sensu e os estágios de pós-doutorado, no Brasil ou no exterior, com ou sem financiamento de agências de fomento.

A capacitação dos servidores, docentes e técnicos tem a finalidade de atualizar, desenvolver e formar recursos humanos qualificados em todas as áreas de atuação da Universidade, de forma a garantir um processo de melhoria no desempenho Institucional.

Além das atividades supracitadas a CPT também encaminha informações para diversos setores da instituição responsáveis pelo planejamento, recursos humanos, controle de pessoal, etc.

 

 

Procedimentos adotados para o encaminhamento de documentos na UEM:

 

A Portaria nº 514/2021-GRE estabeleceuo uso do Sistema eProtocolo Digital, para tramitação de processos administrativos e documentos na UEM, conforme cronograma abaixo:

Etapa I - a partir do dia 16/11/2021, para os órgãos e documentos, conforme consulta, e discriminado no quadro abaixo:

Órgão

Documento

PPG

• Implantação das bolsas Capes

• Alteração da coordenação do curso

• Candidatura para pós-doutorado em programas de Pós-Graduação na UEM

• Solicitação de patentes

PRH

• Concursos e Contratações

• Promoções docentes e técnicas

• Atestado do HUM

PLD

• Propostas de novos Convênios

• Propostas de criação de núcleos ou programas

PEC

• Solicitações de pagamentos de bolsa de extensão

PEN

• Abertura de processos para juntada de material relativo aos programas que a PEN faz a gestão (PET, PIBID e residência pedagógica).

• Projetos Pedagógicos (Propostas novas, mudanças e inclusões de informações).

PAD

• Tramitação dos processos de compra (solicitação inicial montém via Gescomp)

HUM

• Tramitação dos processos internos de compra

• Atestados

Etapa II - A partir do dia 1º/3/2022, para os documentos administrativos internos à UEM, tais como ofícios e comunicações internas, dentre outros;

Etapa III: a partir de 4/4/2022, todos os demais documentos internos à UEM.

Os protocolos físicos registrados em data anterior a 4/4/2022, que por sua natureza necessitem ser tramitados em formato digital poderão ser convertidos do formato físico para o digital, ficando a cargo da unidade demandante a conversão.

Parágrafo Único - Os protocolos físicos que não necessitarem de tramitação externa poderão ser mantidos em formato físico até sua conclusão e arquivamento.

Após 4/4/2022 os documentos físicos recebidos nas unidades da UEM que necessitarem de tramitação interna serão digitalizados e inseridos no sistema eProtocolo Digital, sendo que o documento original ficará à disposição do interessado, para retirada na unidade administrativa que o recebeu, pelo prazo de 30 (trinta) dias, sendo descartado após este prazo.

A partir de 04 de abril de 2022 todos os instrumentos formais firmados com a UEM, deverão ser incluídos nos protocolos e assinados digitalmente pelas partes contratantes.

 

 

 

PACD e PACT 2022

 

 

 

RELATÓRIOS

 

FORMULÁRIOS (atualizados)

 

OBSERVAÇÃO:

OS DIPLOMAS EXPEDIDOS POR INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS DEVEM SER APRESENTADOS CONFORME A RESOLUÇÃO Nº 36/2016-CEP, JUNTAMENTE COM O COMPROVANTE DE REVALIDAÇÃO.
 
Entende-se por revalidação, no âmbito desta resolução, a declaração de equivalência dos graus, títulos e certificados de pós-graduação stricto sensu expedidos por instituições estrangeiras com aqueles expedidos pela UEM e, quando registrados, tem validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.
 
Vide o Artigo 17 da Resolução º 3/2016-CNE/CES que dispõe sobre as normas referentes à revalidação de diplomas de cursos de graduação e ao reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior (http://portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/34891-resolucoes-cne-ces-2016).


Informações sobre bolsas:

  • Fundação Araucária
  • CNPq      Informações sobre bolsas e auxílios
  • CAPES         Informações sobre bolsas e auxílios (exterior)

CONTATO:
TELEFONE: (44)3011-4501
FAX: (44)3011-4525
EMAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Links relacionados

 CNPq CAPES Fundação Araucária Lattes UEM UGF CPPG Periódicos CAPES Editora da UEM

Joomla templates by Joomlashine