O Fórum de Política de Pesquisa e Pós-Graduação foi criado em 1981 pela Resolução nº 129 do CAD, e à época ligado à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação pertencente à Pró-Reitoria de Ensino.

Em 1988, com a criação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pela Resolução 07/88-CAD, o Fórum passou a fazer parte da PPG.

Em 1995, a PPG é reestruturada administrativamente pela Resolução 249 do CAD e as competências do Fórum constam do artigo 7º, conforme segue :

"Ao Fórum de Política de Pesquisa e Pós-Graduação compete:

I - discutir, avaliar e propor as diretrizes de política de pesquisa e pós-graduação na Universidade;
II - discutir, avaliar e sugerir formas de atuação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, visando o aperfeiçoamento do órgão."

Em 2001, com a nova reestruturação da PPG (Resolução 420/2001-CAD), o Fórum teve sua composição alterada, com a inclusão dos coordenadores dos programas de pós-graduação stricto sensu, passando a ter a seguinte composição, conforme artigo 1º :

"I - o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação;
II - o Diretor da Diretoria Geral da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação;
III - 01 (um) representante por departamento e seu suplente, eleitos pelo período de dois anos, dentre os professores TIDE, que estejam desenvolvendo, coordenando ou orientando projeto de pesquisa;
IV - os coordenadores dos programas de pós-graduação stricto sensu;
V - 01 (um) representante discente de graduação e seu suplente, vinculados a projeto de pesquisa e 1 (um) representante dos alunos de pós-graduação e seu suplente, eleitos pelo período de 1 (um) ano.

Parágrafo único : O Fórum que trata este artigo, reunir-se-á por convocação do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação que o presidirá, no mínimo, uma vez por semestre letivo."

 

A composição atual do Fórum de Política de Pesquisa e Pós-Graduação encontra-se disponível aqui. (Portaria 001/2015-PPG)

Links relacionados

 CNPq CAPES Fundação Araucária Lattes UEM UGF CPPG Periódicos CAPES Editora da UEM

Joomla templates by Joomlashine